Elastografia

A elastografia hepática é um exame rápido e sem dores para o paciente. A diferença está no modo de observar o fígado. Como o nome já diz, a elastografia avalia a elasticidade do órgão. Quanto mais rígido ele aparentar, maior a probabilidade de existir um problema. O aparelho funciona como um auto-falante, emitindo ondas vibratórias por nós imperceptíveis, perto do fígado. Ao encostar a sonda no corpo do paciente, ondas propagarão pelo fígado para determinar sua elasticidade.
A elastografia hepática é um exame utilizado para avaliar a fibrose hepática, que reflete saúde e os danos no fígado causados por doenças crônicas nesse órgão, como hepatite, cirrose e presença de gordura.
Esse exame é rápido, não causa dor e não precisa de agulhas ou cortes, podendo também ser usado para diagnosticar doenças, substituindo a biópsia em muitos casos.
Como é feito o exame
O exame é realizado com decúbito dorsal, ligeira inclinação a esquerda, com a sonda posicionada entre os arcos costais, com o objetivo de atingir o lado direito do fígado (lobo direito).Não esqueça : No dia do exame, leve exames laboratoriais anteriores, biópsias ou exames que tenham relação com a doença estudada.
Que doenças avalia
A elastografia hepática pode ser utilizada para avaliar os seguintes problemas de saúde:
-
Hepatite;
-
Gordura no fígado;
-
Cirrose;
-
Colangite esclerosante primária;
-
Hemocromatose;
-
Doença de Wilson.
Além de ser utilizada para diagnosticar e identificar a gravidade destas doenças, esse exame também pode ser utilizado para avaliar o sucesso do tratamento, pois consegue avaliar a melhora ou piora do tecido hepático.